sexta-feira, 4 de maio de 2012


IRÃ REPRIME E PRENDE ADVOGADOS DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS. ONU CONDENA E PEDE MUDANÇA DE POSTURA.

"Relatores condenam prisão de defensores de direitos humanos no Irã
Segundo especialistas, sentenças são severas e indicam repressão contra as ações legítimas dos ativistas; juíza brasileira Gabriela Knaul faz parte do grupo que pede libertação imediata dos detidos.
Gabriela Knaul
...
Um grupo de relatores independentes da ONU condenou, nesta sexta-feira, as prisões e as "sentenças severas" a defensores dos direitos humanos no Irã.
Os especialistas expressaram preocupação em particular com a situação de Nargess Mohammadi, que está com a saúde extremamente frágil. Ela é ex-vice-presidente do Centro de Defensores dos Direitos Humanos no Irã.
Propaganda
Mohammadi foi detida, em 21 de abril, e condenada a seis anos de prisão por ações consideradas "contra a segurança nacional" e "propaganda contra o regime".
Entre os outros presos, estão membros do Comitê de Relatores de Direitos Humanos, além de Abdolfattah Soltani e Nasrin Sotoudeh, ambos advogados que representam vários ativistas políticos e de direitos humanos.
Soltani, preso em setembro, foi condenado a 18 anos de cadeia. Já Sotoudeh recebeu uma pena de seis anos e foi proibida de exercer a função de advogada por 10 anos.
Libertação
Entre os especialistas da ONU que condenaram as sentenças está a juíza brasileira Gabriela Knaul. A relatora especial para a Independência de Juízes e Advogados lembrou que o governo do Irã "tem a obrigação de garantir que advogados possam exercer sua profissão" sem serem intimidados, impedidos ou perseguidos.
Knaul apelou ainda para que eles não sejam acusados por nenhum ato realizado durante o trabalho.
Os relatores independentes da ONU pedem a libertação imediata dos defensores e de todos aqueles que foram presos por promover de forma pacífica os direitos humanos no Irã."

(Fonte: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2012/05/relatores-condenam-prisao-de-defensores-de-direitos-humanos-no-ira/).

Nenhum comentário:

Postar um comentário